A Fortus Contábil empresa que também é especializada em IRPF, mais uma vez é fonte da GaúchaZH.

A Fortus Contábil empresa que também é especializada em IRPF, mais uma vez é fonte da GaúchaZH.

Tempo de leitura: 1 minuto

 

A Comunicação precisa e correta é o nosso Forte.

Imposto de Renda 2020: como escolher pela declaração simplificada ou completa

Programa da Receita Federal mostra ao contribuinte qual a opção mais vantajosa

Iniciada nesta segunda-feira (2), a declaração do Imposto de Renda (IR) 2020 tem de ser entregue à Receita Federal até 30 de abril. No momento de preenchê-la, os contribuintes precisam escolher o modelo simplificado ou completo para acertar as contas com o Leão.A melhor opção, segundo contadores, depende das despesas que cada contribuinte possui para a dedução. No caso de uma pessoa com dependentes, responsável pelo pagamento de plano de saúde, escola e previdência privada, por exemplo, a completa costuma apresentar mais vantagens. Já para pessoas com poucos gastos dedutíveis, o modelo simplificado tende a ser melhor.

— Primeiro, o contribuinte deve consultar como entregou nos anos anteriores e se houve alguma mudança em sua condição de renda — orienta Evanir Aguiar dos Santos, diretor operacional da Fortus Contábil.

Para o especialista, o contribuinte deve informar os dados como se fosse entregar o modelo completo. Isso porque, na janela “Opção pela Tributação”, o próprio programa da Receita indica a melhor escolha. O vice-presidente de gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RS), Celso Luft, concorda:

— A dica é ir lançando todas as despesas com dependentes que o sistema fará esse cálculo automaticamente.

O modelo simplificado dá 20% de desconto no cálculo do imposto, no limite de R$ 16.754,34. Luft diz que, se o contribuinte quiser fazer essa conta de antemão, basta somar suas despesas com saúde, educação e previdência privada. Caso somem mais de R$ 16.754,34, o modelo completo será o mais benéfico.

O programa da Receita sempre vem com a opção “por deduções legais” (modelo completo) selecionada. Se o “por desconto simplificado” tiver imposto menor ou restituição maior, basta selecioná-lo para aplicar o modelo.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *