Cautela é tudo quando o assunto é recuperação de Impostos

Cautela é tudo quando o assunto é recuperação de Impostos

Tempo de leitura: 1 minuto

A contratação de uma empresa contábil idônea e confiável é essencial para a verificação da existência ou não de recuperação de tributos nas organizações. Somente desta forma, é possível coibir tentativas de golpe para com empresários que, em muitas situações, não possuem impostos a recuperar. Mas, por desconhecimento da legislação ou por necessitarem de recursos, acabam sendo vítimas da fraude da recuperação tributária.

Antes de qualquer coisa, é necessário e fundamental que a empresa de consultoria tributária faça uma análise da situação fiscal da empresa e, só após este estudo, entre com solicitação à Receita Federal para recuperação dos valores pagos inadequadamente.  Essa apuração é de suma importância e deve ser feita de forma rigorosa e correta. Caso contrário, o empresário precisará, além de devolver o valor recebido da Receita Federal de forma incorreta, arcar com multa por ter solicitado um benefício indevido.

Vale ressaltar que na recuperação administrativa de impostos é realizada perícia para que sejam levantados os valores que podem ser discutidos na Justiça. É primordial observar que sempre que o cliente ingressa na Justiça com pedido de recuperação tributária e perde por não ter valores a recuperar, ele tem de pagar honorários de sucumbência para o governo. Logo, é essencial cautela e verificação nesta questão.