Confira dicas e orientações para empresas e profissionais que buscam recolocar-se no mercado de trabalho

Confira dicas e orientações para empresas e profissionais que buscam recolocar-se no mercado de trabalho

Tempo de leitura: 1 minuto

Apesar de registrar cerca de 14 milhões de desempregados, o Brasil começa, de forma ainda muito lenta, a recuperar os postos de trabalho fechados principalmente desde 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus. Assim, conforme observa o CEO da Fortus Group, João Batista Custódio Duarte, o mercado de trabalho pouco a pouco vai abrindo vagas para as mais diversas atividades, o que requer achar os profissionais certos, de acordo com suas experiências e habilidades. Neste sentido, a Fortus RH, empresa do grupo Fortus, especializada em recrutamento e seleção, orienta e oferece dicas para empresas e profissionais em busca de recolocação.

Empresas:

 Detalhar o perfil desejado: conhecimento, habilidade e conduta comportamental;

 Deixar claro o valor do salário e benefícios, e de acordo com o praticado no mercado. Não pode requerer perfil de sênior e oferecer salário de júnior.

  Ter um processo de integração, de acolhimento e treinamento para o novo profissional contrato.

  Contar com a ajuda de um profissional especializado, haja visto o custo de contratar errado ser muito alto e o empresário acaba por não quantificar esse prejuízo. Exemplos de custos: treinamento (das atividades, de sistemas, políticas internas), rescisão (aviso prévio, multas de FGTS, etc.), configuração de equipamentos, custo com uniformes, custo de uma nova contratação, desgaste com clientes, qualidade do serviço, motivação interna da equipe,

 Colaboradores:

Um currículo simplificado, em uma única página. Ex: não colocar n° de documentos, endereço com bairro e cidade apenas, colocar as experiências e cursos ligados a vaga pretendida, ser objetivo, revisar e-mail e telefone;

Comparecer as entrevistas e ser pontual, não se comprometer se não tem interesse pois o seu contato pode ser bloqueado para futuras vagas, caso não possa participar avisar antes.

Candidatar-se para vagas que tenham os pré-requisitos solicitados;

Pesquisar sobre a empresa contratante, irá mostrar interesse e ajudará na sua preparação para a entrevista.

Destacar projetos e resultados alcançados, ambos relevantes que fizeram diferença para antigos empregadores.