Crise hídrica provoca risco de racionamento de energia no Brasil

Crise hídrica provoca risco de racionamento de energia no Brasil

Tempo de leitura: 1 minuto

Com o risco de racionamento de energia batendo à porta de todos, sejam empresas ou residências, urgem medidas para driblar essa ameaça, sem que seja necessário o corte compulsório de luz. Estão sendo apontadas por especialistas soluções que passam pela volta do horário de verão, contratação emergencial de energia, através de cogeração ou térmicas, instalação de painéis solares em casas que comportem a iniciativa, chegando até cortes programados em horários determinados do dia.

Mesmo assim, dizem os especialistas, isso não quer dizer que o Brasil escape do racionamento, mas, amenizaria um pouco o enorme problema que vivemos com esta crise hídrica em 2021, a mais séria dos últimos anos. Uma ampla campanha publicitária no sentido de conscientizar a população é essencial, afirmam, pois é necessário que as pessoas saibam bem a gravidade do que está ocorrendo no setor. 

Ainda de acordo com profissionais do segmento, as medidas voluntárias de redução de energia anunciadas pelo governo estão corretas, mas chegaram tarde demais. Isso, pelo fato de que o problema foi constatado lá em maio e as providências só entram em prática agora em setembro. Logo, a adesão da sociedade à contenção do consumo de luz é primordial.