MEI tem aumento no limite de faturamento anual

MEI tem aumento no limite de faturamento anual

Tempo de leitura: 1 minuto

Votado e aprovado no Senado em agosto, Projeto de Lei Complementar aumenta faturamento do MEI (Microempreendedor Individual) dos atuais R$ 81 mil anuais para R$ 130 mil. Além disso, também está prevista a contratação de até dois funcionários. Atualmente, o permitido era somente um.

Com os novos funcionamentos, é importante que os Microempreendedores Individuais analisem de fato a possibilidade de terem um contador auxiliando-os estrategicamente nos trâmites fiscais. Assim, poderão estar tranquilos quanto às obrigações mensais do MEI, sem surpresas futuras quanto a valores devidos ou desconhecimento da legislação.

É sabido que hoje os profissionais da contabilidade ou empresas do setor não são mais somente recolhedores de documentos ou dados fiscais. Eles atuam de forma bem mais ampla, com uma postura consultiva e conselheira. Desta forma, agem de maneira estratégica para garantir os melhores resultados aos clientes, principalmente na tomada de decisões acertadas e planejadas.

Com a crescente abertura de novos CNPjs da modalidade, sendo só no RS, em 2021, 145 mil novos MEIs, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado, a categoria ganhou destaque no Brasil, sobretudo desde 2020, com a difícil situação econômica brasileira, agravada pela pandemia de Covid-19. Logo, todas atualizações que venham facilitar e contribuir são essenciais para o fomento da economia e aceleração de melhora deste cenário.