O Balanço social: sua importância para as organizações e para a sociedade

O Balanço social: sua importância para as organizações e para a sociedade

Tempo de leitura: 2 minutos

O Balanço Social é uma demonstração contábil que surgiu como resposta aos movimentos e pressões da sociedade quanto à necessidade de responsabilidade social das empresas no tocante aos cuidados com o desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e ações socioambientais. No Brasil, o Balanço Social não consta no rol das demonstrações contábeis obrigatórias, entretanto a Lei nº. 11.638 de 28 de dezembro de 2007 obriga as sociedades anônimas (S.A.) de capital aberto, ou seja, aquelas empresas que negociam suas ações na BM&FBovespa, a publicar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) que é parte integrante do Balanço Social.

Não existe um modelo obrigatório a ser seguido para a elaboração do Balanço Social. Entretanto, as empresas normalmente utilizam os modelos propostos pelos institutos IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Instituto ETHOS e pelo GRI (Global Reporting Initiative). Por não ser um modelo padrão as empresas fazem adaptações de acordo com suas necessidades. O principal motivo que leva às empresas a publicarem o Balanço Social mesmo de forma facultativa (as empresas que não são S.A. capital aberto), é mostrar para a sociedade que está atuando de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, seus funcionários, fazendo investimentos em pesquisa, educação, tecnologia etc.

Analisando nesse contexto de mercado globalizado e competitivo em que vivemos, o Balanço Social, composto de indicadores financeiros, econômicos e sociais, é uma ferramenta de extrema importância para as empresas, pois demonstra o compromisso de transparência, ética empresarial e eficiência das ações socioambientais realizadas.

Para os consumidores, dependendo das informações divulgadas a postura da empresa vai gerar uma maior empatia pela marca, já para os investidores, além de evidenciar a situação da empresa, demonstra as preocupações com o futuro e a relação que está sendo construída na comunidade onde está inserida através das ações socioambientais desenvolvidas. Cabe ressaltar que a elaboração do Balanço Social é simples e a empresa já dispõe de todas as informações nas demais demonstrações contábeis.

Fonte: Portal Bem Paraná