O empresário individual e a importância da contabilidade

O empresário individual e a importância da contabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma empresa enquadrada como empresário individual é aquela que não possui sócios, tendo somente um proprietário e com uma receita anual de até R$ 4,8 milhões como EI (empresário individual) ou ainda até R$ 360 mil como microempresa (ME). Na parte tributária e trabalhista, é possível receber benefícios como previdência privada e seguridade social, desde que esteja cumprindo as regras com o fisco. Assim, é obrigatório por lei que o empresário individual faça sua escrituração contábil e segundo o artigo 1.179, da Lei 10.406/2002, empresários ou sociedades empresariais precisam seguir um sistema de contabilidade para acompanhamento da empresa e comprovação do funcionamento do negócio. 

Com isso, é preciso sim que o empresário individual tenha uma contabilidade, para realizar esses procedimentos legais, como também realizar balanços patrimoniais e resultados das vendas, faturamento e lucro todos os anos. Com a escrituração contábil é que se tem o controle do patrimônio da empresa, baseada em todos os registros de forma cronológica dos acontecimentos contábeis do negócio.  Devem ser registradas as compras, vendas, recebimentos e empréstimos, por exemplo, para que a gestão patrimonial seja feita. E nada melhor do que um contador ou empresa de contabilidade para realizar esses procedimentos, afinal são eles os especialistas na área. 

Importância da contabilidade

Você sabia que quase 60% das empresas fecham com menos de cinco anos depois que iniciam suas atividades? Essa informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que explica que isso acontece por falta de planejamento ou ainda pela falta de gestão financeira dos negócios. 

Esses dados confirmam a importância da contabilidade nas empresas, para maior clareza de custos, despesas, receitas e lucros de maneira organizada e ainda planejamento de próximos passos para crescimento do negócio com sustentabilidade. As análises técnicas feitas pela contabilidade auxiliam na direção do negócio para o melhor rumo com clareza, como também na tomada de decisão de maneira mais assertiva.

As informações coletadas são desmistificadas da burocracia e contexto gerencial, fazendo com que a contabilidade tenha papel fundamental em todos os elementos que influenciam no negócio, com foco na parte contábil, financeira e administrativa.

Fonte: Site Portal Brasil