O que você precisa saber sobre controle de estoque

O que você precisa saber sobre controle de estoque

Tempo de leitura: 1 minuto

Ao resolver criar uma empresa, muitos empreendedores pensam e planejam vários aspectos. Alguns deles deixam de lado um departamento crucial para o bom funcionamento de boa parte dos negócios existentes no mercado atual: o estoque. Afinal, entender cada item necessário para boa administração é importante para o sucesso de seu empreendimento – independente do ramo de atuação no mercado. As empresas precisam de gestão focada em aspectos que vão além da conferência de entrada e saída de produtos.

Comprar materiais em excesso, manter mercadorias e insumos em estoque parados por muito tempo, registrar falta de mercadorias que são necessárias para produção ou venda direta aos clientes. Todos essas situações são problemas gerados pela falta de eficiência no controle de estoque, por exemplo.

Já pensou como o controle de estoque afeta a realidade de praticamente qualquer empresa? Por exemplo, um dono de restaurante pode produzir o que vende, mas precisa saber o que há de insumos e calcular o que será comprado a curto ou médio prazo. Já um lojista precisa saber o que pode oferecer aos clientes a pronta entrega e o que precisa de tempo para chegar na casa do cliente. Uma indústria também deve controlar os insumos para não comprometer a linha de produção e perder dinheiro. 

Logo, controle de estoque é fundamental para boa gestão empresarial. Ter o estoque parado ou sem alguns itens pode representar prejuízos que afetam diretamente o fluxo de caixa. E para manter o estoque sempre em bom funcionamento é fundamental conhecer alguns termos: inventário de estoque; curva ABC e controle de estoque; EAN para otimizar a gestão de estoque (a sigla quer dizer European Article Number, isto é, Número de Artigo Europeu – um tipo de código padronizado, um código de barras); Software ER (a ferramenta de integração); estoque consignado; Nota Fiscal de Entrada e giro de estoque.

Fonte: Jornal Contábil