Saiba a importância da contabilidade gerencial para o desenvolvimento do negócio

Saiba a importância da contabilidade gerencial para o desenvolvimento do negócio

Tempo de leitura: 2 minutos

Embora muitos empreendedores sequer tenham ouvido falar sobre a contabilidade gerencial, o conceito é muito importante para o desenvolvimento do negócio. Além de abranger questões contábeis comuns, também permite que o gestor obtenha informações muito mais profundas a respeito do rumo do negócio, o que ajuda nas tomadas de decisões diante da situação econômica atual da organização.

Contabilidade gerencial é um conjunto de processos e ações realizadas pelo gestor do departamento contábil, abrangendo muito mais do que simplesmente a apuração de impostos, fechamentos periódicos e o cumprimento de prazos. Nessa área, o gestor participa do controle de custos, vendas, gastos e orçamentos, prevê necessidades futuras, além de atuar com o fornecimento de informações financeiras cruciais para o bom gerenciamento do negócio.

Na gestão empresarial, a contabilidade gerencial é a aplicação de habilidades e conhecimentos profissionais na preparação de relatórios financeiros e contábeis. O intuito desses relatórios é auxiliar a gestão interna na formulação de políticas, planejamento e controle das operações da empresa. Afinal, será possível compreender melhor a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa.

Essa também é uma estratégia para sobreviver à crise, pois apresenta as melhores alternativas em relação aos custos de sua produção, assim como outras possibilidades de otimizar operações, atividades e até departamentos. 

Função da contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial possui muitos objetivos, mas o principal é ajudar os gestores e as equipes de uma organização a melhorar a qualidade e a agilidade das tomadas de decisões. Por meio de informações financeiras e contábeis, os gestores poderão executar as operações e atividades de negócios com mais eficiência, o que é essencial para garantir competitividade e lucratividade. Além disso, esse conjunto de procedimentos contábeis ainda exerce outras funções benéficas para a organização, como: criação de uma gestão mais estratégica; melhora na compreensão de dados financeiros; redução de custos; previsões de tendências futuras; controle de operações do negócio; previsibilidade de fluxo de caixa; identificação de problemas em departamentos ou produtos.

Importância da contabilidade gerencial

É por meio das práticas desse tipo de gestão contábil que os empreendedores podem responder uma série de questionamentos cruciais para a sobrevivência da empresa, tais como:

– Quais atividades exigem gastos mais significativos e quais trazem um retorno mais lucrativo?

– Como a empresa pode aumentar seus lucros e reduzir os gastos?

– Qual é a taxa de retorno necessário para que os investimentos em um novo produto ou serviço valha a pena?

– Quantas vendas cada recurso investido em marketing é capaz de gerar?

– Qual é o custo médio do negócio por unidade de trabalho — dentro de departamentos específicos e na organização como um todo?

Fonte: Jornal Contábil